sábado, 7 de abril de 2012

Os Sinais De Renovação

Ante a assembléia familiar, o Mestre tomou a palavra e falou, persuasivo: — E quando o Reino Divino estiver às portas dos homens, a alma do mundo estará renovada.

O mais poderoso não será o mais desapiedado e, sim, o que mais ame.


O vence
dor não será aquele que guerrear o inimigo exterior até à morte em rios de sangue, mas o que combater a iniquidade e a ignorância, dentro de si mesmo, até à extinção do mal, nos círculos da própria natureza.

O mais eloqüente não será o dono do mais belo 
discurso, mas, sim, o que aliar as palavras santificantes aos próprios atos, elevando o padrão da vida, no lugar onde estiver.

O mais nobre não será o detentor do maior número de títulos que lhe conferem a transitória dominação em 
propriedades efêmeras da Terra, mas aquele que acumular, mais intensamente, os créditos do amor e da gratidão nos corações das mães e das crianças, dos velhos e dos enfermos, dos homens leais e honestos, operosos e dignos, humildes e generosos.

O mais respeitável não será o dispensa
dor de ouro e poder armado e, sim, o de melhor coração.

O mais santo não será o que se isola em altares do supremo
orgulho espiritual, evitando o contacto dos que padecem, por temer a degradação e a imundície, mas sim, aquele que descer da própria grandeza, estendendo mãos fraternas aos miseráveis e sofredores, elevando-lhes a alma dilacerada aos planos da alegria e do entendimento.

O mais 
puro não será o que foge ao intercâmbio com os maus e criminosos confessos, mas aquele que se mergulha no lodo para salvar os irmãos decaídos, sem contaminar-se.

O mais sábio não será o possui
dor de mais livros e teorias, mas justamente aquele que, embora saiba pouco, procura acender uma luz nas sombras que ainda envolvem o irmão mais próximo...

O Amigo Divino pousou os olhos lúcidos na noite clara que resplandecia, lá fora, em pleno coração da Natureza, fez longo intervalo e acentuou:


— Nessa época sublime, os homens não se ausentarão do lar em combate aos próprios irmãos, por exigências de conquista ou pelo 
ódio de raça, em tempestades de lágrimas e sangue, porquanto estarão guerreando as trevas da ignorância, as chagas da enfermidades, as angústias da fome e as torturas morais de todos os matizes...

Quando o arado substituir o carro suntuoso dos triunfa
dores, nas exibições públicas de grandeza coletiva; quando o livro edificante absorver o lugar da espada no espírito do povo; quando a bondade e a sabedoria presidirem às competições das criaturas para que os bons sejam venerados; quando o sacrifício pessoall em proveito de todos constituir a honra legítima da individualidade, a fim de que a paz e o amor não se percam, dentro da vida — então uma Nova Humanidade estará no berço luminoso do Divino Reino...

Nesse ponto, a palavra doce e soberana fez branda pausa e, lá fora, na tepidez da noite suave, as estrelas fulgentes, a cintilarem no alto, pareciam saudar essa era distante...

Neio Lúcio do Livro Jesus No Lar.

Amigos a Páscoa é este momento de renovação, então, reflitamos sobre tudo
o que está a nossa volta, sobre nossos procederes e nossos esforços empreendidos
para nossa própria melhoria.

2 comentários:

  1. Bonito texto, que está sintonizado com as palavras de Jesus e que nos dá os sinais da aproximação da regeneração planetária.

    Longe de toda a ilusão supersticiosa, tema de filmes, que tentam passar a magia de datas de bons ou maus presságios; longe de rituais exteriores extrambólicos; longe de promessas de auto-aperfeiçoamento sem trabalho, com base em técnicas tipo "new age";
    longe da dita iluminação através de técnicas meditativas, ou outras, que podem ser eficazes em gente de bom coração, mas completamente ineficazes em gente com coração de pedra, ou de operar o milagre de transformar corações de pedra em bons corações; longe de fantasias de crianças cristal, indigo, ou seja lá o que for que se chame às crianças;

    O sinal de regeneração do planeta será o aparecimento cada vez mais frequente de crianças que se transformem em gente forte, inteligente e de coração puro, como, por exemplo, Teresa de Calcutta, segundo imagino, com base em textos como este e nas palavras de Jesus. Muitos obreiros incansáveis no caminho do bem. Esse sim, é um sinal seguro de que a regeneração começou. Já há muitos obreiros do bem, mas não chegam, ou ainda não conseguem fazer valer a sua obra de forma notória.

    Infelizmente, o estado actual do nosso planeta, que é a nossa nossa habitação, pelo menos até que nos encontremos no actual corpo de carne, infelizmente, não mostra ainda sinais práticos e seguros de regeneração. Ainda se respira o mesmo ambiente que levou à 2ª guerra mundial. Os religiosos ainda se parecem muito com os "Fariseus" do tempo de Jesus.

    Quanto muito, começa-se a sentir uma melhor compreensão da humanidade que o bem comum está a ser deixado de lado. E a compreender melhor porque tanta gente sofre sem necessidade na Terra.

    As evidências deixadas pelas feridas das crises financeiras, económicas e politicas, em geral, mostram agora claramente, mesmo nos paises tradicionalmente mais protegidos, que a ganância sem limites, que só tem por única base o egoísmo, e que sempre existiu, é apenas benéfica para meia dúzia, mas destrutiva para o resto da humanidade. E que ninguém está a salvo dessa praga.

    Muitos de nós ainda alinham, porque pensam que estão do lado do poder, logo do lado da segurança. Imaginam que vão ser poupados pela ganância sem limites, porque estão do lado certo. Pobres iludidos. Serão usados e deitados para o lixo, quando as suas forças lhes faltarem. Como é que alguém com dois dedos de testa pode esperar outra coisa de gente tão egoísta e perversa? Não vêm o que acontece aos outros mais velhos? É apenas um questão de tempo, para serem deitados para o lixo.

    Quem sabe se esta evidência cada vez maior dos efeitos nocivos, para o conjunto da humanidade, do domínio do poder económico, ganancioso, frio e egoísta é o principio do fim do velho mundo?

    VS

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo VS,

    Quanto tempo sem ler seus textos, havia me
    esquecido de seu engajamento e força com as
    palavras, bem colocadas e pertinentes.

    Quem sabe se tivermos mais tolerância, se formos
    mais compreensivos, não consigamos ver esta
    mudança...

    Reconstruamos nosso o lugar em que vivemos,
    com as armas que temos, que é a fé, a bondade
    e a confiança em Deus.

    Amigo mais que querido, da sua sempre
    agradecida amiga Erika.

    ResponderExcluir