sábado, 14 de abril de 2012

O Deus do "Pão Velho"



Certamente vocês já passaram pela experiência de atender uma criança que bate à sua porta e pede pão velho. Acreditamos que poucos percebem que esta criança está batendo na porta do seu coração. Ela não está pedindo apenas pão velho, mas um pouco de atenção, de carinho, de proteção.
Lembramo-nos de ter ouvido, há muitos anos, um Pastor falar numa Rádio sobre o Deus do PÃO VELHO – dizia ele que as crianças pedem pão velho, e quando ganham, dizem: Deus lhe pague. (será que Deus fica satisfeito quando damos pão velho para matar a fome de uma criança?). Essas reflexões voltaram à nossa mente ao lermos uma mensagem de uma assistente social, Ana Luiza, que foi interpelada por um garotinho de uns 9 anos, que disse:

– Dona, tem pão velho? - Ela disse que aquela interpelação soou para ela como se o menino dissesse: – me dá o pão que era meu e ficou na sua casa!
Ela começou a conversar com o menino, perguntando onde morava? Se estava na escola? Ele morava muito longe dali e não estava na escola.
– Seu pai mora com vocês?
– Não. Ele sumiu. – foi à resposta.
Continuaram conversando. Ela absorveu, naquela conversa, toda a solidão, do menino, ainda tão pequeno, e já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola, sem pai. Ela disse para o garoto:
– Vou buscar o pão. Serve pão novo?
– Não precisa não, a Senhora já conversou comigo.

Três coisas nos chama a atenção nessa narrativa. “Me dá o pão que era meu e ficou na sua casa”! “ A solidão da criança” e “não precisa me dar o pão, a senhora já conversou comigo”. Lamentavelmente a maioria das pessoas andam muito ocupadas ou muito desconfiadas para conversar com um menino ou um velho. A maioria não percebe que está retendo em sua casa o pão do necessitado.
Pois é, a paz é feita de coisas simples como esse texto.
Vamos dar o pão novo, e o amor ao próximo, tão velho, que já tem dois mil anos. Vamos construir a paz.

*Verifique quantas pessoas talvez estejam esperando uma só palavra sua...


(Amílcar Del Chiaro Filho)